Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Parque de Ciência e Tecnologia do Entorno do Lago de Tucuruí - TECNOLAGO

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2015, 12h10 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2017, 17h38 | Acessos: 568

 

 O TECNOLAGO foi criado objetivando ser um polo de promoção da inovação, no setor de serviços e em setores ainda inexplorados, através do aporte de conhecimento da Academia, com apoio estruturante, se constituindo como uma opção real de desenvolvimento da região.

 

TECNOLAGO

 O TECNOLAGO foi criado objetivando ser um polo de promoção da inovação nas cadeias produtivas existentes na Região do Entorno de Tucuruí e influência, no setor de serviços e em setores ainda inexplorados, através do aporte de conhecimento da Academia, com apoio estruturante, respeitando a cultura local, se constituindo como uma opção real de desenvolvimento da região.

A essência da necessidade de implantação do TECNOLAGO reside na possibilidade de mudança do modelo extrativista para um modelo de transformação de recursos, agregando valor às cadeias produtivas da região, com base na sustentabilidade econômica e ambiental.

Infraestruturas tecnológicas, tais como Parques tecnológicos e Incubadoras de Empresas, tem cumprido um papel cada vez mais importante no cenário da inovação.

Desta forma o TECNOLAGO vem oportunizar aos acadêmicos e à sociedade em geral da Região do Entorno do Lago de Tucuruí, incluindo os municípios a jusante da barragem da UHE Tucuruí e outros municípios de influência comercial na região, suporte científico e tecnológico, mediante a estruturação e gestão sustentável de ambientes de negócios (parque tecnológico e incubadora de empresas), para o desenvolvimento de empreendimentos e projetos de caráter inovador, que possam representar avanços tecnológicos significativos para a Região Amazônica.

 

 ÁREAS DE ATUAÇÃO

  • Agricultura Familiar: produtos e serviços para aumentar a produtividade e lucratividade da agricultura familiar instalada na região.
  • Agronegócio: Suporte de tecnologia e de negócio para a verticalização da produção agrícola.
  • Setor de Serviço: produtos e serviços de TI, logística e consultoria em geral para o setor de serviços e de turismo.
  • Energia e Mineração: produtos e serviços de base tecnológica para o setor de energia, com foco em energias sustentáveis, e para o setor mineral presente na região.

 

INCUBADORA

A Incubadora de Empresas será um ambiente especialmente planejado com o propósito de apoiar iniciativas empreendedoras e projetos inovadores, facilitando o seu desenvolvimento por meio do oferecimento de infraestrutura, serviços especializados e assessoria gerencial, além de uma equipe multidisciplinar que atuará nas ações de treinamento e suporte administrativo, incluindo aí o registro de patentes.

Abrigará novos negócios por um período de tempo limitado e é um mecanismo criado para estimular a transformação de resultados de pesquisas em produtos e serviços. Tem como principal objetivo, proporcionar condições necessárias para que as empresas incubadas possam se preparar e se fortalecer para o mercado superando as barreiras existentes nos primeiros anos de sua atuação, revertendo assim em atividade econômica os investimentos em pesquisa realizados pela sociedade. Estes benefícios fazem com que a taxa de mortalidade de empresas incubadas seja bastante minimizada.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página