Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Engenharia de Estruturas e Materiais - Vigência 2014-2017
Início do conteúdo da página

Engenharia de Estruturas e Materiais - Vigência 2014-2017

Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2015, 18h12 | Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2017, 13h15 | Acessos: 1863

O Curso de Especialização em Engenharia de Estruturas e Materiais tem como ponto de partida o desenvolvimento tecnológico na área de Engenharia Civil, com o uso de modernas tecnologias para uma abordagem sistêmica de estruturas e materiais. Concomitantemente à aquisição de conhecimentos profissionalizantes sólidos, deve ter desenvolvida através da formação de atitude e treino de desempenho, a postura de pesquisador.

 

 

FORMA DE OFERTA: Presencial.

COORDENADOR DO CURSO: Profº Dr. Marcelo Rassy Teixeira

VICE-COORDENADOR: Prof. Dra. Fernanda Pereira Gouveia

PERÍODO DE VIGÊNCIA: 2014 - 2017

 CARGA HORÁRIA TOTAL: 380h

  

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

1 - Módulo/disciplinas: Introdução à Engenharia de Estruturas e Materiais

EMENTA da disciplina: Introdução, Conceitos de Concreto e Argamassa, Fundamento de Análise Experimental, Fundamento de Análise Computacional e Projetos de Estruturas.

 

2 - Módulo/disciplinas: Estatística para Engenharia

EMENTA da disciplina: Conceitos e estatística e aplicação de estatística, planejamento de experimentos, População e amostragem, Estatística descritiva, Probabilidade, Distribuições de probabilidade, Estimação, Testes de hipóteses, Análise de variância, Regressão e correlação, Análise de dados vetoriais e espaciais, Métodos estatísticos aplicados ao tratamento e interpolação de dados, Métodos probalísticos, Métodos probalísticos aplicados a projetos, Análise de confiabilidade.

 

3 - Módulo/disciplinas: Fundamentos de Matemática

EMENTA da disciplina: Métodos de aproximação para Equações Diferenciais Parciais: Diferenças Finitas e Volumes Finitos, - Matrizes Esparsas: representação por grafos, estrutura de dados e métodos de armazenamento e operações básicas com matrizes esparsas, - Revisão dos Conceitos Básicos de Álgebra Linear, - Método Direto Para a Solução do Sistema Linear, - Métodos Iterativos (Jacobi, Gauss-Seidel, SOR, SSOR), Métodos de Projeção (CG, BICG, GMRES).

 

4 - Módulo/disciplinas: Análise Matricial de Estruturas.

EMENTA da disciplina: Transformações Lineares entre Sistemas de Forças e Deslocamentos Generalizados, - Método da Flexibilidade, - Método das Forças, - Teoremas Energéticos, - Aplicação a estruturas unidimensionais.

5 - Módulo/disciplinas: Análise Experimental e Computacional de Estruturas.

EMENTA da disciplina: Introdução; Modelagem Computacional; Modelos computacionais para análise de estruturas; Análise Experimental de estruturas; Instrumentação e Monitoramento de Estruturas.

 

6 - Módulo/disciplinas: Patologia, Restauração e Reforço de Estruturas.

EMENTA da disciplina: Introdução; Tipos de patologias; Patologias oriundas de problemas em fundações; Patologias na super-estrutura; Ensaios in loco e em laboratório; Monitoramento, diagnóstico e testes de carga; Recuperação e/ou reforço estrutural.

 

7 - Módulo/disciplinas: Projetos de Estruturas de Aço e Madeira

EMENTA da disciplina:        Introdução; Conceitos básicos para dimensionamento de Estruturas de Aço; Desenvolvimento de um projeto em Aço; Conceitos básicos para dimensionamento de Estruturas de Madeira; Desenvolvimento de um projeto em Madeira.

 

8 - Módulo/disciplinas: Projetos de Estruturas de Concreto Armado e Protendido.

EMENTA da disciplina: Introdução; Principais características das estruturas de Concreto Armado; Dimensionamento de Estruturas de Concreto Armado; Principais características das estruturas de Concreto Protendido; Dimensionamento de Estruturas de Concreto Protendido.

 

9 - Módulo/disciplinas: Método dos Elementos Finitos.

EMENTA da disciplina: Princípios Básicos do Método dos Elementos Finitos (Trabalhos Virtuais e Minimização de Potencial). – Obtenção da equação de Equilíbrio para problemas estruturais. – Técnicas de Integração Numérica e discretização. – Formulação Isoparamétrica dos elementos Sólidos uni, bi e tridimensionais. – Formulação Isoparamétrica dos Elementos Estruturais de barras e vigas.

 

10 - Módulo/disciplinas: Concretos e Argamassas Especiais.

EMENTA da disciplina: Concreto de Alto e Ultra-Alto Desempenho, Concreto com Fibras, Concreto Projetado, Concreto Massa e Compactado a Rolo, Pavimentos Viários de Concreto, Pisos Industriais de Concreto, Concreto Leve Estrutural, Concreto Pré-Fabricado, Concreto com Polímeros, Concreto Arquitetônico e Decorativo, Concreto Branco, Concreto com Agregados Reciclados, Concreto Autoadensável, Concreto Sustentável. Argamassas refratárias, argamassas com areia reciclada.

 

11 - Módulo/disciplinas: Caracterização Macro- dos Materiais.

EMENTA da disciplina: Caracterização macroscópica dos materiais; propriedades físico-mecânicas, tais como resistência à tração e à compressão, módulo de elasticidade, módulo de finura, massa específica, permeabilidade, dureza, propriedades térmicas e de viscosidade.

 

12 - Módulo/disciplinas: Caracterização Micro- dos Materiais.

EMENTA da disciplina: Caracterização microscópica dos materiais; análises químicas, espectroscopia de infravermelho, espectroscopia de absorção atômica, espectroscopia Ramam, espectroscopia por fluorescência de raios X, Análises térmicas (TG/DTG e DSC), difratometria por raios X, calorimetria, determinação de potencial zeta, microscopias (óptica, eletrônica, transmissão), análise petrográfica, porosimetria por intrusão de mercúrio, adsorção de nitrogênio, granulometria a laser, endentação, microdureza e neuntrografia. Preparo de amostras.

 

13 - Módulo/disciplinas: Tecnologia do Concreto.

EMENTA da disciplina: Definição do controle tecnológico do concreto, importância do controle tecnológico, normas relacionadas ao controle tecnológico do concreto convencional e auto adensável, procedimentos de preparo, controle e recebimento, procedimento para moldagem e cura de corpos de prova, determinação da consistênciapelo abatimento do tronco de cone e espalhamento (slump flow), ensaio de compressão em corpos de prova cilíndricos, principais erros e cuidados no controle tecnológico do concreto, estudos de caso.

 

14 - Módulo/disciplinas: Ciência e Engenharia dos Materiais.

EMENTA da disciplina: Estrutura atômica e molecular dos materiais, superfície e interface dos materiais, microestrutura e macroestrutura dos materiais metálicos, materiais poliméricos e materiais cerâmicos. Seleção de matérias para critérios de projeto. Noções de corrosão e degradação dos materiais.

 

15 - Módulo/disciplinas: Metodologia da Pesquisa Científica

EMENTA da disciplina: Artigo Científico, Organização do Projeto de Pesquisa, Citações, Normas de Referência Bibliográficas, monografia.

 

16 - Módulo/disciplinas: Seminários de Pesquisa

EMENTA da disciplina: Desenvolvimento e apresentação do trabalho de conclusão. Que pode ser uma monografia, um produto, um projeto ou um artigo publicado em revista indexada B2.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página