Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Gestão Ambiental - Vigência 2014-2017
Início do conteúdo da página

Gestão Ambiental - Vigência 2014-2017

Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2015, 18h11 | Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2017, 13h15 | Acessos: 1997

O Curso de Especialização em Gestão Ambiental tem como ponto de partida a experiência acumulada na implantação de cursos nas Engenharias do Campus Universitário de Tucuruí, com o curso de pós-graduação assume como função socioeconômica e ambiental, promover a educação cientifico-tecnológico-humanística, visando à formação integral do profissional-cidadão.

A natureza do curso exige metodologias participativas, laboratoriais e oficinas praticas, que permitam vivenciar e atuar de modo teórico-prático, fazendo interagir as concepções da experiência multidisciplinar, que emergem e são resinificadas no dialogo com o campo conceitual e prático.

O curso visa atender a uma expressiva demanda da cidade e de outros municípios que compreendem a região sudeste do estado, de profissionais formados nas áreas das Engenharias, Saúde Pública, Administração e afins.

 

FORMA DE OFERTA: Presencial.

COORDENADOR DO CURSO: Profº Dr. Junior Hiroyuki Ishihara

 VICE-COORDENADOR: Profº MSc. Davi Edson Sales e Souza

PERÍODO DE VIGÊNCIA: 2014 - 2017

 CARGA HORÁRIA TOTAL: 410h

  

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 1 - Módulo/disciplinas: Introdução à Gestão Ambiental

EMENTA da disciplina: Gestão Ambiental: bases históricas e conceituais, Agravos aos recursos naturais, Desenvolvimento sustentável, Estratégias de gestão e a responsabilidade socioambiental, Agenda 21, Políticas públicas ambientais, Princípios da gestão ambiental pública, Princípios da gestão ambiental corporativa, Riscos ambientais, Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental.

 

2 - Módulo/disciplinas: Impactos Ambientais

EMENTA da disciplina: Conceitos e definições de Ambiente, poluição degradação ambiental, impacto ambiental, avaliação de impacto ambiental, recuperação ambiental; 2. Elaboração de estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental; 3. Perícia ambiental (Origem, conceito, honorários e tramitações legais); 4. Metodologia em perícia criminal ambiental. 5. Elaboração de Laudo pericial; Estudos de casos em perícias ambientais.

 

3 - Módulo/disciplinas: Saneamento Ambiental

EMENTA da disciplina: Meio ambiente e saúde. Saúde e qualidade de vida. Meio ambiente e doenças. Introdução. O papel da Engenharia Sanitária e Ambiental. Saúde Ambiental. Importância da Ecologia e o papel do homem no meio ambiente. Ecologia. Ecossistemas, Biosfera, Ciclos Biogeoquímicos. Conservação dos Recursos Naturais. Saúde Pública. Saneamento Básico. Planejamento Ambiental. Saneamento dos locais de trabalho.

 

4 - Módulo/disciplinas: Indicadores da qualidade da água, do ar e do solo.

EMENTA da disciplina: Conceitos de Indicadores de qualidade do solo, indicadores biológicos de qualidade do solo, Indicadores químicos de qualidade do solo, Indicadores físicos de qualidade do solo. Os indicadores e suas relações com a qualidade do solo. Programas de monitoramento da qualidade do solo. Noções de modelagem em meio ambiente aquático. Autodepuração e Eutrofização. Levantamento Sanitário. Avaliação e Controle de Poluição das águas. Composição e estrutura da atmosfera. Classificação dos poluentes. Fontes e efeitos da poluição atmosférica. Padrões de qualidade do ar. Ventilação industrial. Métodos de controle da poluição atmosférica; equipamentos de controle.

 

5 - Módulo/disciplinas: Gestão de Recursos Hídricos

EMENTA da disciplina: Ciclo Hidrológico e Geoquímico; Bacia Hidrográfica; Balanço Hídrico e Sistemas Hidrológicos; Disponibilidade Hídrica, Usos e Problemas Relacionados à Água, Princípios e Instrumentos da Gestão dos recursos Hídricos.

 

6 - Módulo/disciplinas: Segurança de Barragens

EMENTA da disciplina: Introdução; Monitoramento estrutural; Análise experimental de estruturas; Modelos Computacionais; Análise computacional de estruturas; Materiais empregados na construção de estruturas de grande porte; Controle tecnológico de materiais; Ensaios in loco e em Laboratório.

 

7 - Módulo/disciplinas: Processamento de dados em gestão ambiental

EMENTA da disciplina:        Noções gerais sobre os conceitos de sistemas de informação. Tratamento e visualização de dados com o uso de planilha eletrônica. Estudo de caso.

 

8 - Módulo/disciplinas: Inteligência Computacional em modelos ambientais

EMENTA da disciplina: Introdução a sistemas baseados em conhecimento. Técnicas de representação do conhecimento. Sistemas Especialistas. Sistemas Fuzzy. Outras abordagens. Estudos de casos.

 

9 - Módulo/disciplinas: Energias Alternativas: Hidrelétricas e Biomassa

EMENTA da disciplina: Fontes de Energia; Oferta e uso das fontes de Energia e sistemas isolados, Formas de geração de Energia: PCH e Biomassa; Principais impactos ambientais.

 

10 - Módulo/disciplinas: Política e Legislação Ambiental

EMENTA da disciplina: Evolução histórica, conceito, fontes e princípios do Direito Ambiental. O conceito jurídico de meio ambiente. A proteção constitucional do meio ambiente e os bens ambientais. O sistema federativo e a competência no meio ambiente. A Política Nacional do Meio Ambiente, seus instrumentos e o funcionamento do SISNAMA. Licenciamento Ambiental e o Estudo Prévio de Impacto Ambiental. A proteção da Floresta e outras formas de vegetação. A Política Nacional de Recursos Hídricos. A proteção da fauna. Responsabilidade Ambiental (Cívil, Penal e Administrativa).

 

11 - Módulo/disciplinas: Métodos e Técnicas de Pesquisas em Gestão Ambiental

EMENTA da disciplina: Importância da pesquisa Científica, Qualis CAPES, Fator de impacto, Artigo Científico (Escrita e Publicação).

 

12 - Módulo/disciplinas: Seminários de Pesquisa

EMENTA da disciplina: Desenvolvimento e apresentação do trabalho de conclusão. Confecção de um Artigo Científico.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página