Página inicial > Notícias > Implantação do parque tecnológico de Tucuruí reúne UFPA, Eletronorte, Prefeitura, Empresários e comunidade

Criado: Quinta, 19 de Novembro de 2015, 17h35 | Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2015, 17h35 | Última atualização em Quinta, 19 de Novembro de 2015, 17h44 | Acessos: 784

A II Oficina de Trabalho denominada Nucleamento do Parque Tecnológico de Tucuruí, realizada pelo Campus da Universidade Federal do Pará em Tucuruí – CAMTUC, que ocorreu nesta terça-feira (17) no Centro de Convenções da cidade.

Este foi mais um passo importante para implantação do Parque Tecnológico em Tucuruí. Sob a coordenação do Prof. Dr. Marcelo Rassy – Coordenador Geral do CAMTUC e com o apoio da equipe acadêmica e administrativa do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia – NDAE, o evento teve a participação de professores e alunos representantes dos cinco cursos de engenharia do campus (Eng. Civil, Eng. Elétrica, Eng. Mecânica, Eng. da Computação e Eng. Sanitária e Ambiental), bem como do corpo técnico-administrativo desta unidade. Também estavam presentes alunos de outras instituições de ensino, a Eletronorte, a prefeitura de Tucuruí, empresários locais e a comunidade em geral.

A mesa de abertura foi composta, além do Coordenador do CAMTUC, pela Contadora Giselle Damasceno – Diretora do NDAE, pelo Engº Sancler Ferreira – Prefeito de Tucuruí, pelo Prof. Dr. Alberto Arruda – Diretor Científico da FAPESPA e pelo Engº Daniel Carvalho – representando o Superintendente da Eletrobrás/Eletronorte.

A programação teve pela manhã a palestra do Prof. Dr. Gonzalo Enríquez – Diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, que falou sobre a implantação da Universitec na Universidade, citando os principais parques tecnológicos que estão em implantação no Brasil e em outros países, ressaltando ainda a importância deste tipo de empreendimento para a região. Em seguida a palestra denominada PCT Guamá: Implantação, proferida pelo Prof. Dr. Antonio Abelém - Diretor do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, que ilustrou o processo de implantação, as taxas de ocupação de empresas, a infraestrutura, os principais parceiros, financiadores e apoiadores do parque e ainda enumerou os serviços tecnológicos prestados pelo PCT GUAMÁ.

Após um breve intervalo para o almoço, o evento continuou com uma segunda palestra do Prof. Dr. Gonzalo Enríquez, seguida por uma mesa redonda composta pelos professores Marcelo Rassy, Alberto Arruda, Gonzalo Enríquez e Antonio Abelém, um momento onde os participantes puderam interagir com questionamentos e dúvidas acerca da implantação do Parque de Ciência e Tecnologia do Entorno do Lago de Tucuruí – TECNOLAGO.

De acordo com Giselle Damasceno, Diretora do NDAE, o evento superou as expectativas com relação à participação da comunidade local, que expressa o desejo de que o evento seja realizado de forma regular, já deixando o indicativo para a III Oficina.