Página inicial > Notícias > Visita técnica à Mina de Ferro Carajás - Vale do Rio Doce

Visita técnica à Mina de Ferro Carajás - Vale do Rio Doce

Criado: Quarta, 08 de Junho de 2016, 14h02 | Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2016, 14h02 | Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2016, 12h11 | Acessos: 1248

No dia 13/05/16 docentes e alunos da primeira turma do Mestrado de Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental, da Universidade Federal do Pará, Campus Tucuruí realizaram visita técnica à Mina de Ferro Carajás - Vale do Rio Doce, localizada em Parauapebas-PA.

Foto: Fernanda Gouveia

A visita técnica foi motivada principalmente para possibilitar aos alunos o conhecimento, in loco, das barragens de rejeito que integram o processo de exploração do minério de ferro realizado pela empresa.
Na ocasião, aspectos como: segurança de barragem, instrumentação de barragem e controles ambientais foram apresentados e explanados por funcionários capacitados da Vale, o que acarretou no aumento do nível de conhecimento dos alunos e, inclusive, na aquisição de novas informações sobre a área de Engenharia de barragens e gestão ambiental.
Ressalta-se, ainda, que a realização desta visita se deu basicamente por dois motivos; pelo fato de a Vale ser uma empresa referência nos mercados nacional e internacional,  nas áreas de gestão de segurança, gestão da qualidade e gestão do meio ambiente, e devido à necessidade da aproximação entre os nossos alunos e as empresas atuantes no nosso estado, uma vez que o Pará é um estado que "abriga" grande número de empreendimentos constituídos por barragens de rejeito e barragens para fins de geração de energia elétrica. Neste sentido, no próximo mês já está planejada uma nova visita técnica, com o foco de conhecer o funcionamento de barragens de geração de energia, no caso a Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHE). Informações a respeito das estruturas do barramento e ações ambientais realizadas pela Eletronorte serão temas chaves apresentados na visita.