Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Capes aprova curso de pós-graduação para o Campus de Tucuruí
Início do conteúdo da página

Capes aprova curso de pós-graduação para o Campus de Tucuruí

Criado: Segunda, 03 de Agosto de 2015, 13h20 | Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2015, 13h20 | Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2016, 12h37 | Acessos: 2555

O Mestrado Profissional em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental é o primeiro curso de pós-graduaçãostricto sensu do Campus da Universidade Federal do Pará em Tucuruí.

Aprovado pela Capes em junho de 2015, o mestrado terá processo seletivo no segundo semestre deste ano para o preenchimento de quinze vagas.

Com área de concentração em Barragem e Meio Ambiente, o curso está dividido em duas linhas de pesquisa. A primeira é em Planejamento e Gestão Ambiental, a qual visa analisar e propor alternativas voltadas à excelência no desempenho ambiental como fator de competitividade e de promoção do desenvolvimento econômico e social. A segunda linha de estudo refere-se a Segurança de Barragem, com vistas a desenvolver alternativas e propostas para soluções estratégicas em segurança de barragens, voltadas para análise experimental e computacional destas edificações, bem como para o estudo dos materiais aplicados nas construções.

Para o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, “a implantação do curso é mais um passo importante para a interiorização da pós-graduação da UFPA e para o fortalecimento do Campus de Tucuruí como polo de pesquisa e inovação”.

O curso terá início em 2016, com carga horária de 60 horas. O objetivo do mestrado é formar profissionais para atuar na implantação, no desenvolvimento de Segurança de Barragem e sua respectiva Gestão Ambiental, independentemente do porte do empreendimento, considerando tanto os aspectos estruturais de funcionamento, quanto as interações socioeconômicas e os elementos físico-ambientais envolvidos no processo.

 

 

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

Imagem: Reprodução/ Google

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página