Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Brasil e Espanha lançam programa de apoio a empresas de inovação
Início do conteúdo da página

Brasil e Espanha lançam programa de apoio a empresas de inovação

Criado: Quinta, 15 de Outubro de 2015, 12h23 | Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2015, 12h23 | Última atualização em Quinta, 15 de Outubro de 2015, 12h26 | Acessos: 687

Inovação demorada

Empresas brasileiras e espanholas envolvidas com inovação tecnológica terão apoio de um programa anunciado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

O programa faz parte de um acordo de cooperação firmado entre a Finep e o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), órgão do governo espanhol.

O acordo foi firmado em 1996, mas as primeiras medidas só foram apresentadas agora, durante um encontro que reuniu potenciais empresas parceiras dos dois países dos setores aeroespacial, petróleo e gás, energia, meio ambiente e tecnologia da informação.

São 33 empresa - 21 espanholas e 11 brasileiras - o que "já sinaliza possibilidades concretas de parcerias que serão exploradas no âmbito do edital", disse o presidente da Finep, Luís Fernandes.

Edital de seleção

O edital objetiva o desenvolvimento de projetos das empresas dos dois países para impulsionar a inovação de seus produtos, objetivando o mercado mundial, e está aberto a projetos de todos os setores de atividades econômicas e qualquer tecnologia de base.

Os projetos apresentados deverão ter, no mínimo, uma empresa de cada país. As propostas poderão ser enviadas até o dia 31 de dezembro. A partir daí, em um processo que se estenderá até junho de 2016, ocorrerá a seleção dos projetos, que receberão crédito dentro das linhas da política operacional da Finep. No lado espanhol, os projetos serão apoiados com crédito e subvenção econômica.

Uma vez selecionados, os projetos entram no processo de análise das agências de fomento à inovação do Brasil e da Espanha. No caso da Finep, eles entrarão no mecanismo Finep 30 dias, que reduziu o tempo médio de análise de pedidos de financiamento para empresas brasileiras.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página