Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > PARCERIA ENTRE UFPA E NORSK HYDRO
Início do conteúdo da página

PARCERIA ENTRE UFPA E NORSK HYDRO

Criado: Terça, 25 de Mai de 2021, 18h43 | Publicado: Terça, 25 de Mai de 2021, 19h10 | Última atualização em Quarta, 26 de Mai de 2021, 10h17 | Acessos: 1875

PARCERIA ENTRE UFPA E NORSK HYDRO BUSCA AGREGAR QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS HYDRO E PROFISSIONAIS DA REGIÃO POR MEIO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO 

No dia 13 de maio de 2021 foi iniciado o curso de Especialização em Engenharia Geotécnica, ofertado pela UFPA à empresa de mineração NORSK HYDRO. A parceria tem por objetivo a qualificação profissional e a atualização dos conhecimentos técnico-científicos dos profissionais da empresa que atuam nas plantas de operação nos municípios de Paragominas e Barcarena, e a promoção do desenvolvimento de pesquisa e inovação voltadas às práticas e melhorias dos processos de mineração da Hydro. Ainda, a parceria estabeleceu no edital de seleção a oferta de vagas para a demanda social. Seleção esta direcionada apenas a candidatos residentes no estado do Pará, com o objetivo de oportunizar a qualificação lato sensu de engenheiros da região.

Os nove candidatos contemplados manifestaram que a participação no curso possibilitará uma "janela" de oportunidade de emprego no setor da mineração, uma vez que o curso foi formatado com conteúdo de excelente qualidade, ministrado por docentes pesquisadores da UFPA e consultores externos com comprovada expertise na área.

Para obter o título de especialista, o discente deverá apresentar uma monografia cujo tema seja de interesse da empresa, e ainda produzir um artigo científico a ser publicado em revista técnico-científica. Esta realização representa um exemplo de inciativa do "ganha-ganha" que fortalece o sistema de CT&I dos parceiros envolvidos, sendo um importante início para que outras mineradoras busquem boas parcerias com a UFPA. 

                      Reunião de representantes da Hydro com a coordenação do curso, PROINTER e PROPESP na UFPA - Outubro de 2019.

Segunda Reunião, para alinhamento do edital de seleção da demanda social em dezembro de 2019.

Aula inaugural remota ocorrida no dia 13/05/2021, com a presença dos representantes da empresa Norsk Hydro e da UFPA (incluindo a presença do Magnífico reitor Prof. Dr. Emanoel Tourinho).

Palestrantes convidados para a aula inaugural

Palestra 1:  Riscos Geológicos (Carlos Henrique Medeiros – Prof. Dr. em Geotecnia, Consultor e Membro do Comitê Brasileiro de Barragens -  CBDB).

Palestra 2:  Desafios do setor da Mineração à Luz da Legislação (Wagner Araújo Nascimento - Eng. de Minas, Especialista em Recursos Minerais, Eng. de Segurança, Geotécnico).

 

Texto: Profª. Drª. Fernanda Gouveia (Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Eng. de Barragem – PEBGA)

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página